whats app marketing

Whats App Marketing

Você já pensou em integrar o WhatsApp marketing na sua estratégia de marketing? É um aplicativo que conta hoje com bilhões de usuários por todo o mundo, e é algo meio até viciante, onde 58% das pessoas consultam o aplicativo pelo menos 23 vezes por dia.

Em 2014, o Facebook comprou a plataforma e lançou o WhatsApp Business, uma versão para os negócios. E com isso, as empresas podem interagir com os clientes, otimizando as campanhas de marketing e aumentar suas vendas.

E por que não aproveitar e implementar essa estratégia de marketing tão poderosa?

O que é WhatsApp marketing?

A principal estratégia do WhatsApp marketing é que possibilita uma maior interação de uma empresa com seus clientes, de uma forma mais próxima e rápida. E, na verdade, foca menos na publicidade e mais em conselhos, principalmente porque os usuários do aplicativo querem um contato individual e direto.

Com essa estratégia de marketing, as empresas têm como objetivo a fidelização a longo prazo e o aumento das vendas.

E sem falar que as empresas podem tirar todas as dúvidas e questionamentos dos clientes em tempo real.

Dicas para aumentar as vendas com o WhatsApp marketing

Como aproveitar o WhatsApp marketing para conquistar novos prospects e gerar mais leads?

1.Promova sua conta no WhatsApp

Levando em conta as funções oferecidas pelo App e sua taxa de abertura sensacional, cerca de 70%, é claro que vale a pena atrair seus prospects para a plataforma.

Você pode adicionar o seu número de WhatsApp no seu site, blog e redes sociais.

E para convencer os usuários a entrarem em contato, use CTA’s como por exemplo, “entre em contato conosco”, ou “entre em contato de forma personalizada”.

2.Crie grupos de discussão

Com o WhatsApp Business, você pode criar grupos de até 256 pessoas. É possível segmentar seus prospects de acordo com seu perfil, necessidades, etc.

Por exemplo, você pode criar um grupo de discussão com seus clientes mais fiéis para lhes oferecer informações exclusivas, cupons de desconto e muitas outras coisas.

Quando você interage regularmente com um grupo qualificado, isso gera feedback para a sua empresa. E esses retornos permitem melhorar seus próximos produtos, suas campanhas e sua relação com os clientes.

3.Otimizar campanhas

Para atrair clientes potenciais e colocar em prática o WhatsApp marketing, você deve despertar a criatividade e a imaginação de seus potenciais clientes.

Por exemplo, se você organizar um concurso, a condição para participar é enviar uma mensagem para o seu número de WhatsApp. Você também pode lançar uma campanha e oferecer aos usuários uma recompensa que convidarem seus amigos a entrar em contato com você.

4.Melhorar o relacionamento empresa/cliente

O bom atendimento ao cliente é tudo que uma empresa deve fazer, pois ele pode não apenas voltar, mas indicar o seu negócio para mais e mais pessoas.

E como você viu, a taxa de abertura do WhatsApp é de 70%, ou seja, é muito provável que seu cliente abra a sua mensagem.

Agora, se possível, responda o mais rápido possível. Ninguém gosta de ficar esperando.

5.Divulgação de ofertas e promoções

Uma estratégia de marketing bem elaborada e bem pensada, deve considerar usar o aplicativo para divulgar ofertas e promoções.

Já está mais do que comprovado que empresas que fizeram isso, aumentaram muito suas vendas. Mas é importante apenas enviar mensagens para clientes que autorizaram o recebimento.

6.Conteúdo de qualidade

Você já deve ter visto ou mesmo recebido um conteúdo viral e sabe da sua força. E com o WhatsApp marketing, você pode divulgar o seu conteúdo para um grupo enorme de pessoas, mas precisa ser um conteúdo que gere impacto e desperte a atenção instantânea.

A única coisa que é preciso prestar atenção é não enviar apenas conteúdos virais e se esquecer de um conteúdo de qualidade, pois isso pode influenciar negativamente a sua credibilidade.

O seu cliente gosta de receber também conteúdos informativos e que agreguem valor de alguma forma. Você precisa gerar autoridade através do seu conteúdo.

7.Inserir links que direcionem para a sua landing page

Uma estratégia que funciona bastante é quando você envia links que direcionem para a sua landing page ou seu site.

Mas o usuário não vai clicar só por clicar, é importante você mostrar que ele vai ter algum tipo de benefício, como por exemplo, um cupom de desconto ou um e-book gratuito.

Isso aumenta o tráfego do seu site, gerando mais conversões.

8.Criar listas de transmissão

A grande vantagem das listas de transmissão é que você pode enviar a mesma mensagem para mais de um cliente.

Além de otimizar seu tempo, o cliente ao entrar em contato é porque tem realmente interesse e não se preocupe, pois embora seja enviada a mesma mensagem para vários clientes ao mesmo tempo, a sua resposta será direcionada apenas para aquele cliente.

Você conta com diversas ferramentas de WhatsApp marketing para ajudar na automação, na criação de posts, na integração do seu site, por exemplo. Vale a pena investir nessas ferramentas, pois realmente trazem muitos resultados.

Quais os benefícios do WhatsApp marketing?

Veja por que vale a pena investir nessa estratégia de marketing:

  • Aplicativo gratuito;
  • Funciona para vários nichos de mercado;
  • Envio de mensagens em tempo real;
  • Melhora a relação entre empresa e cliente;
  • É possível enviar textos, vídeos, fotos e gifs.

Se você ainda não usa o WhatsApp para o marketing, saiba que é uma das melhores estratégias para solidificar sua marca e fidelizar seus clientes.

Conclusão

Agora que você já sabe o que é o WhatsApp marketing, é o momento de aplicar no seu negócio se o seu objetivo é aumentar suas vendas e fidelizar seus clientes.

O grande diferencial é que a plataforma é gratuita e cabe a você oferecer um conteúdo que gere valor e que chame a atenção dos usuários.

Existem várias ferramentas para otimizar todo esse processo, e realmente trazem ótimos resultados. Só em pensar na quantidade de pessoas que a sua empresa poderá alcançar, já vale a pena começar, e sempre leve em conta que a taxa de abertura de mensagens no WhatsApp é de quase 70%, ou seja, as chances de suas mensagens serem vistas são enormes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *