trade marketing

Trade Marketing

Se você tem dúvida sobre o que é trade marketing e para que funciona, saiba que não está sozinho. Muitos profissionais de marketing ainda não conseguem definir muito esse conceito, principalmente porque engloba várias frentes.

É uma estratégia das mais antigas, cujo foco principal está no posicionamento adequado dos produtos, além de estimular a venda nos mais variados canais de distribuição.

Mas não basta apenas organizar os pontos de vendas, estratégias específicas precisam ser aplicadas para gerar os resultados esperados.

Nesse artigo, você vai ter uma ideia melhor sobre o que é, porque é importante, como funciona e muito mais.

O que é trade marketing?

Trade marketing nada mais é do que produtos serem estrategicamente expostos em pontos de venda e em canais de distribuição. Qual o objetivo?

Porque assim os clientes conseguem visualizar melhor, e com isso gerar mais vendas. Ou melhor, criar uma experiência inesquecível para os clientes no ponto de venda.

Por isso que é importante manter um bom relacionamento com os varejistas, para que os produtos possam ser divulgados. E quando essa estratégia é implantada da forma correta, tanto os produtores como distribuidores são beneficiados.

Por que é importante?

Na verdade, o ponto mais importante do trade marketing é aumentar o volume de vendas. E claro que o primeiro passo é fazer uma espécie de parceria com varejistas, para que possam fazer a divulgação das mercadorias.

Agora, vamos supor que a sua empresa forneça produtos de beleza para mulheres, obviamente você vai procurar um distribuidor que possa vender produtos de beleza para mulheres ou que trabalhe com esses tipos de produtos. Você não pode firmar uma parceria com um pet shop, por exemplo.

Além disso, vale considerar também o seu público, para que esses pontos de venda sejam locais que possam interessar a ele. Você precisa conhecer a fundo suas necessidades, como se comportam e como tomam decisões.

E com base nessas informações, é possível alinhar com os pontos de venda.

Conheça os principais objetivos do trade marketing

Além de aumentar as vendas, os outros objetivos do trade marketing são:

1.Fortalecer e solidificar a marca

Qualquer estratégia de marketing tem esse objetivo, que é fortalecer a marca no mercado, e aqui não é diferente. E como fazer isso?

  • Escolher pontos de venda procurados pelo público alvo;
  • Exposição adequada dos produtos;
  • Estar presente em mais de um canal de distribuição;
  • Dividir espaço com concorrentes.

2.Pesquisar para selecionar os melhores canais de distribuição

O foco aqui deve ser escolher um canal de distribuição de acordo com o seu público, isto é, não adianta expor em um local onde sua audiência nunca acessa.

Por isso que antes de selecionar o canal de distribuição ideal para a sua empresa, procure saber onde está o seu público.

Isso permite que você alcance as pessoas certas nos lugares certos com os produtos certos.

3.Pensar como os produtos serão expostos

Não basta apenas colocar os produtos em gôndolas ou prateleiras, eles precisam estar estrategicamente organizados, a fim de chamar a atenção das pessoas.

Uma ideia é oferecer amostras grátis ou algum tipo de promoção, pois isso desperta o interesse dos consumidores.

Quais os benefícios do trade marketing

Mesmo com o surgimento de novas tecnologias e com o crescimento do mercado digital, o trade marketing ainda é considerado como uma das melhores estratégias para:

1.Aumentar o volume de vendas

Esse aumento de vendas não se refere apenas ao produtor, mas também ao varejista, porque no final ambos ganham.

2.Gerar maior visibilidade da marca

Quando mercadorias são expostas, é mais provável que mais pessoas a visualizem, o que por sua vez, gera maior visibilidade da marca.

Mesmo consumidores que ainda não são clientes, é uma chance de passarem a ser. Um bom exemplo disso são as degustações oferecidas em supermercados, que ao experimentar algo novo, existe a possibilidade de a pessoa mudar de ideia e comprar esse novo produto.

3.Tornar-se referência no mercado

Tudo funciona como um processo em cadeia. Quanto mais os seus produtos são visualizados e com o aumento de vendas, é bem capaz de sua marca se tornar referência no mercado.

Mas lembre-se que todos os passos da estratégia de marketing sejam pensados e elaborados para produzir mais resultados.

4.Acompanhar e mensurar os resultados

É importante fazer o acompanhamento constante dos pontos de venda e analisar o que está funcionando ou não.

E com base nos resultados, a empresa pensa então em adotar novas estratégias de marketing para atingir os resultados esperados.

Possibilita também ter uma visão geral do mercado e talvez até pensar em lançar novos produtos.

Para que serve o profissional de trademarketing

Agora que você tem uma ideia melhor o que é trade marketing, veja as principais funções do profissional responsável por essa área:

  • Vender os produtos ao canal de distribuição;
  • Mostrar o produto com a finalidade de aumentar as vendas;
  • Avaliar e acompanhar as vendas;
  • Criar campanhas promocionais;
  • Aplicar estratégias que estejam alinhadas às necessidades dos shoppers.

Como fazer

O primeiro passo é entender como tudo funciona, desde o posicionamento do produto até o perfil dos pontos de venda, passando pelo perfil do consumidor e estratégias usadas pela concorrência.

É fundamental coletar o máximo possível de dados da sua persona, que seria o cliente ideal, como idade, sexo, comportamentos, necessidades, enfim, da mesma forma como qualquer outra estratégia de marketing, onde a figura central é o cliente.

E nada melhor do que montar um bom planejamento estratégico e traçar metas. Um outro ponto fundamental é que os objetivos da empresa estejam sempre de acordo com os objetivos dos distribuidores.

Não se esqueça de mensurar os resultados, até para avaliar se suas estratégias estão funcionando.

Conclusão

Você viu que o trade marketing é basicamente a junção de marketing com vendas, a junção de uma empresa com canais de venda.

É importante levar em conta sempre o consumidor final, para que os produtos correspondam àquilo que ele deseja e precisa, principalmente pelo aumento crescente da concorrência.

Por isso que as estratégias devem ser aplicadas de forma assertiva para que os pontos de venda atraiam a atenção dos consumidores.

Mas a partir do momento que uma empresa mantém boas parcerias, tanto o produtor como distribuidor serão beneficiados com o trade marketing.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *