pesquisa de marketing

Pesquisa de Marketing

Você sabia que a melhor maneira de construir sua base de dados é através da pesquisa de marketing?

Isso porque além de fornecer mais informações sobre a sua empresa, permite conhecer mais o seu público. E com esses dados em mãos, é muito mais provável que os clientes confiem mais na sua marca, melhorando bastante sua reputação.  

Na verdade, esse conceito é mais geral e por isso preparamos esse artigo, onde você vai saber na prática o que é, qual a importância e muito mais!

O que é pesquisa de marketing?

A pesquisa de marketing faz uma ligação entre empresa e cliente, que é fundamental para qualquer estratégia de marketing. Por meio dela, você consegue detectar o que funciona e o que não funciona no seu planejamento e assim, otimizar suas ações.

E hoje, com o avanço da Internet, essas pesquisas se tornaram muito mais fáceis, e a partir dos resultados, as tomadas de decisões são muito mais assertivas.

Um outro ponto importante é que você também encontra maneiras mais efetivas de entrar em contato com a sua audiência.

Quais são os diferenciais da pesquisa de marketing

A pesquisa de marketing pode ser muito benéfica para as empresas. Veja como a sua empresa pode se beneficiar:

  • Encontrar novos nichos de mercado: é possível encontrar áreas pouco exploradas e ótimas oportunidades;
  • Avaliar suas estratégias de marketing: com base nos dados, além de avaliar suas estratégias, você pode melhorar todas elas;
  • Conhecer mais profundamente sua audiência: a pesquisa fornece informações mais precisas sobre sua audiência;
  • Acesso a informações relevantes;
  • Geração de conteúdo: os dados coletados ajudam na produção de conteúdo mais qualificado;
  • Construção de autoridade e se tornar referência no seu nicho de mercado;
  • Saber o que seus concorrentes estão fazendo e se destacar deles;
  • Conhecer o mercado: médias de preço e segmentação de consumidores.

Talvez o maior diferencial seja que as pesquisas de marketing permitem que você tome decisões mais assertivas e alinhadas com os objetivos da empresa, e assim, otimizar todo o seu processo de marketing.

Pesquisa de marketing X Pesquisa de mercado

Provavelmente você pode estar pensando que pesquisa de marketing e pesquisa de mercado são a mesma coisa, mas não são.

A pesquisa de mercado se concentra em saber qual a opinião de consumidores sobre determinado produto ou serviço, além de obter mais informações sobre o negócio e a concorrência.

Esse tipo de pesquisa ajuda a identificar se vale ou não a pena investir em determinado nicho de mercado, quais os produtos saturados, ou seja, como está o mercado no seu segmento.

Por outro lado, as pesquisas de marketing são baseadas principalmente nos comportamentos dos consumidores, em qual público focar e alinhar estratégias para conquistar mais clientes e assim, melhorar os resultados.

Conheça os tipos de pesquisa de marketing

Dependendo dos seus objetivos e do que está procurando, saiba que existem vários tipos de pesquisa de mercado:

1.Exploratória

Como o nome já diz, é um tipo de pesquisa que explora algo que ainda não é conhecido ou uma pergunta que ainda não tem uma resposta.

2.Descritiva

Através da descrição detalhada de um problema, é possível encontrar uma forma de resolvê-lo.

3.Explicativa

O principal objetivo é procurar uma explicação para o problema.

Com base nessas pesquisas, é possível verificar se os consumidores estão satisfeitos com o seu produto, suas reações e comportamentos, e a partir daí tomar decisões para encontrar soluções para problemas relacionados à empresa.

Por que uma empresa deve fazer uma pesquisa de marketing?

Quando uma empresa faz uma pesquisa de marketing, ela tem como antecipar problemas, detectar oportunidades no mercado, e dessa forma, ser mais proativa em suas ações. E é exatamente através dessas pesquisas que é possível obter dados mais precisos. E na maioria das vezes, ela faz a pesquisa justamente para isso: verificar um problema ou possível oportunidade dentro da empresa.

Geralmente, o objetivo de iniciar uma pesquisa varia de empresa para empresa. E uma vez que se identifica um problema ou oportunidade, é necessário pensar em estratégias para encontrar uma solução.

Uma outra questão é que possibilita conhecer mais o perfil dos consumidores, o que pode auxiliar em toda a sua estratégia de marketing, por exemplo, entender como melhorar seus produtos ou serviços para atenderem às necessidades de seus clientes.

Se você trabalha com marketing de conteúdo, saiba que pesquisas de marketing facilitam a geração de leads para sua empresa.

Também é benéfica para o marketing digital, pois aumenta a chance de atrair clientes potenciais, melhorar o tráfego, alavancar as taxas de conversão e a visibilidade.

Como fazer?

Na verdade, tudo depende do objetivo pretendido pela empresa, mas veja aqui algumas dicas de como fazer uma pesquisa de marketing:

  • Identificar um problema ou oportunidade;
  • Montar um planejamento, definindo cronograma, objetivos, escolha da equipe, etc;
  • Definir quem vai fazer parte da pesquisa;
  • Determinar o método da pesquisa;
  • Divulgação do resultado da pesquisa;
  • Analisar os dados coletados;
  • Divulgação do relatório;
  • Acompanhar os resultados.

O ideal é contratar profissionais habilitados em pesquisas, pois assim você não corre o risco de omitir nenhum dado e melhor, pensar em estratégias de acordo com o resultado da pesquisa.

Isso é o que garante o sucesso de uma campanha, pois pode ser direcionada para um público alvo qualificado porque foi elaborada baseada em uma base precisa e sólida de dados.

Conclusão

Você acabou de ver por que a pesquisa de marketing é importante, independentemente do segmento e tamanho da empresa. Além de todos os fatores citados acima, através dessas pesquisas permitem que você identifique quais melhores canais para investir: redes sociais, e-mail, conteúdos em sites, etc.

Também fornecem dados de seus clientes atuais e como se comportam em relação à sua marca, o que é fundamental para fidelizar os clientes.

Então, vale a pena investir em pesquisas de marketing para desenvolver estratégias que visem o crescimento de seu negócio, principalmente porque são baseadas em dados reais do mercado.

E lembre-se sempre que é através dessa pesquisa que você vai auxiliar sua equipe na tomada de decisão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *