marketing de serviços 2

Marketing de Serviços

De uma maneira bem simples, marketing de serviços refere-se a um conjunto de estratégias que têm por objetivo final promover a satisfação de seus clientes, mas antes disso, é preciso convencer o cliente a escolher a sua empresa.

Serviço é algo que não pode ser tocado, diferentemente de um produto. O serviço está mais ligado à experiência que uma pessoa teve com ele, por exemplo, um corte de cabelo é um serviço, um curso é um serviço, e por aí vai.

Entenda agora mais como que acontece a estratégia de marketing para serviços, sua importância, os 8 P’s e muito mais.

Entenda o que é marketing de serviços

É bem provável que você já tenha uma ideia do que é marketing de serviços, que consiste em estratégias com a finalidade de promover serviços, mostrando para o cliente que uma determinada empresa tem a solução para o seu problema, necessidade ou desejo.

Da mesma forma que acontece na promoção de um produto, acontece com os serviços, a única diferença é que não são coisas, mas experiências.

E quando essa experiência é positiva, as chances é que aumente a visibilidade da empresa e melhore sua reputação. Por isso que é tão importante!

Quais são os 8 P’s do marketing de serviços

Você já deve ter ouvido falar nos 4 P’s do marketing, mas no marketing de serviços não são 4 e sim 8 P’s. Veja como funciona cada um deles:

Produto

Você pode estar achando estranho falar em produto já que o foco aqui está no serviço. Acontece que se fala em produto pois está se referindo ao valor gerado para o cliente.

Por exemplo, um curso online vai trazer mais conhecimento e aprendizado, ou um novo corte de cabelo vai deixar a pessoa com uma aparência mais jovem. Nos dois casos, gera valor para o cliente.

Preço

No momento de estabelecer o preço, é importante levar em consideração os preços de mercado, o tempo de execução do serviço, o nível do profissional responsável pelo serviço, etc.

Praça

A praça se refere ao local e o momento em que o serviço é disponibilizado.

Por exemplo, um serviço que o cliente encontra dificuldade para encontrar um horário, acaba por afastá-lo e procurar uma empresa que ofereça algo mais rápido.

Promoção

Da mesma forma que o produto, a promoção de um serviço é divulgá-lo, isto é, mostrar para os consumidores que você oferece esse serviço.

Processo

Como qualquer negócio, é importante que a empresa defina como será o processo de entrega daquele serviço.

Palpabilidade

O que seria isso? Seria para o cliente conseguir enxergar como será aquele serviço e onde será realizado.

Pessoas

Para qualquer serviço ser entregue, sempre existe uma pessoa por trás, certo?

E no marketing de serviços, é fundamental qualificar os profissionais, de forma a tornar os clientes mais satisfeitos, o que agrega ainda mais valor ao serviço.

Produtividade

Independentemente de qual seu segmento de mercado, quando se fala em produtividade de serviços significa em oferecer um atendimento de excelência e dentro do prazo.

O resultado disso é gerar mais vendas.

Existem aspectos bem parecidos quando se faz a promoção de um produto, apenas alguns detalhes você precisa estar mais atento, pois a resposta ao serviço é quase que imediata.

Conheça as vantagens do marketing de serviços

Já está mais do que provado que as estratégias usadas no marketing de serviços trazem melhores resultados para a empresa, fortalecem a marca e aumentam a credibilidade e visibilidade.

Confira algumas vantagens:

  • Melhora o relacionamento com o cliente;
  • Um serviço bem executado aumenta as chances de fidelização de clientes;
  • Atrair um público alvo qualificado;
  • Conquistar novos clientes.

Se você perceber, algumas vantagens semelhantes quando se faz marketing de um produto, mas conhecendo bem a sua audiência e seus problemas, é possível direcionar estratégias para solucionar as dores de seus clientes.

E você sabe, clientes satisfeitos compartilham com outras pessoas e podem indicar seus serviços para outras pessoas, trazendo mais lucratividade para seu negócio.

Como colocar em prática o marketing de serviços

O primeiro passo é você contar com uma equipe capacitada e qualificada, por quê? Porque é mais provável que preste um serviço de qualidade, deixando os clientes mais satisfeitos. E é essencial você pensar no seu cliente como protagonista em todo esse processo.

E quando você oferece um bom serviço e seus clientes gostam, o relacionamento entre vocês é fortalecido.

Hoje, com a grande maioria das pessoas fazendo pesquisas online, é essencial produzir um conteúdo atrativo e que desperte a atenção do seu leitor. Isso vai fazer com que melhore o ranqueamento nos motores de busca, e claro, aumenta a probabilidade de contratar o serviço de sua empresa.

Uma ótima estratégia é divulgar em redes sociais, pois o alcance é enorme, mas sempre foque em entregar um conteúdo único e exclusivo.

Outro ponto bem importante é você se diferenciar de seus concorrentes. Para isso, mostre que você oferece algo a mais, de repente um cartão fidelidade e um atendimento personalizado podem fazer diferença no momento de tomada de decisão.

Quando você começar a aplicar o marketing de serviços, não deixe de mensurar seus resultados e assim, ter uma melhor percepção do que ou não funciona. Esse acompanhamento deve ser constante, principalmente quando se trata de serviços.

Existem várias métricas para lhe ajudar na avaliação dos resultados, o que permite visualizar como está sendo entregue o serviço aos seus clientes e como está o desempenho de sua empresa.

Conclusão

Agora que você já sabe como funciona o marketing de serviços e sua importância, é crucial que seja implantado no seu negócio, não importa qual seja o nicho de mercado.

O que importa é agregar valor ao seu serviço, pois isso desperta o interesse de clientes potenciais, o que gera mais rentabilidade e mais conversões.

Preste atenção aos 8 P’s e nunca se esqueça de criar um relacionamento de confiança com seu cliente, pois ele é figura central em todo esse processo.

Lembre-se de elaborar um plano de ação eficaz, com metas estabelecidas e com estratégias alinhadas aos seus objetivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *