marketing de relacionamento

Marketing de Relacionamento

Se você está se perguntando o que é marketing de relacionamento, basicamente consiste em todas as ações de marketing que têm como objetivo criar uma relação personalizada e contínua com cada cliente, fazendo o acompanhamento durante sua jornada de compra e o fidelizar.

Você sabe que é bem mais fácil obter alguma coisa de alguém quando você tem uma boa relação com eles.

E para isso, dedique um tempo para se apresentar, fazer com que conheçam você, responder a todas as perguntas, em vez de focar apenas na venda de seus produtos. Nesse artigo, você vai entender melhor como funciona essa poderosa estratégia de marketing e por que é importante para o seu negócio.

O que é marketing de relacionamento?

O marketing de relacionamento foca em desenvolver uma relação de qualidade entre a sua empresa, os seus produtos e a sua marca com as pessoas que são ou se tornarão seus clientes.

Antes de comprar qualquer coisa, o cliente geralmente passa por três fases: conhecer você, gostar de você (desejar seus produtos) e confiar em você. Isso é mais do que necessário para construir uma excelente relação com seus clientes.

E se você pensar bem, hoje nós não compramos apenas produtos, mas nós compramos valores, uma marca, uma história. E a mesma coisa acontece com seus clientes.

Por isso que essa estratégia de marketing se dá com base no relacionamento entre duas pessoas, de forma espontânea e honesta.

Quais as diferenças entre o marketing de relacionamento e o marketing tradicional?

A principal diferença é que o marketing de relacionamento tem como base a personalização da mensagem para cada cliente, estabelecendo uma conversa individual.

Enquanto o marketing tradicional visa atrair um público alvo maior com a mesma mensagem: campanhas de e-mail marketing, anúncios, etc.

Uma outra diferença é que o marketing tradicional é na maioria das vezes direcionado a um objetivo de curto prazo, que é gerar vendas rapidamente. Já o de relacionamento procura criar uma relação e engajar os clientes a longo prazo, principalmente para aumentar a confiança.

E por que é interessante trabalhar assim? Porque é muito menos caro conservar um cliente atual do que conquistar um novo.

Além disso, um cliente que é fiel consome mais regularmente e é um defensor de sua marca, que é o velho marketing boca a boca.

Conheça os principais objetivos do marketing de relacionamento

Os objetivos e as estratégias do marketing de relacionamento se aplicam em torno da aquisição e fidelização dos clientes. Veja agora os principais objetivos:

1.Transformar os visitantes em clientes

Essa estratégia de marketing começa quando seu prospect entra em contato com você pela primeira vez, seja através de um anúncio, uma pesquisa no Google…

E assim, ele começa a criar uma imagem de sua marca, isto é, é criada uma relação.

Ao manter e nutrir essa relação, é possível converter esses visitantes em uma audiência fiel e depois em clientes.

2.Avaliar o nível de interesse dos prospects

Você pode analisar as interações do prospect com a marca e determinar se ele está pronto para passar à ação de compra.

E a partir do momento que você atraiu um prospect qualificado, você pode oferecer uma oferta.

3.Fidelizar

A ideia do marketing de relacionamento não é acabar quando termina um processo de compra, mas sim manter uma relação com cada cliente para obter fidelização e gerar novas compras.

Por isso que é importante estar sempre entrando em contato com eles, dando notícias sobre o lançamento de novos produtos, e até mesmo pedindo feedback, pois assim você pode pensar onde pode melhorar para tornar o cliente ainda mais satisfeito.

Como aplicar as estratégias do marketing de relacionamento

Então, a ideia principal do marketing de relacionamento é criar uma relação privilegiada com cada um de seus clientes, e como fazer isso?

1.Tranformar os visitantes em prospects

É importante entregar um conteúdo de qualidade a fim de que seus visitantes sejam atraídos para o seu site ou blog.

Para ganhar sua confiança, ofereça conteúdos gratuitos em troca de alguns dados, como nome, endereço de e-mail, etc.

Segundo uma pesquisa feita pela Hubspot, 70% dos consumidores preferem ler artigos do que ver anúncios e 61% já compraram após a leitura de um texto.

2.Acompanhar

É fundamental você acompanhar o que mais seus clientes gostam, o que converte mais, o que gera mais interesse.

Isso permite que você avalie a qualidade da sua relação com seus clientes e ofereça conteúdos com mais qualidade.

Tenha em mente que uma comunidade ativa e engajada é sinônimo de uma relação de confiança.

3.Estar presente nas redes sociais

Você já sabe que o marketing de relacionamento é baseado na troca e no diálogo. E qual é um dos melhores canais hoje para manter esse diálogo? As redes sociais.

Então, esteja presente nas redes sociais e aproveite para falar diretamente com seus clientes. E também ofereça um canal para eles entrarem em contato com você.

Faça seu cliente se sentir valorizado, dê a ele vantagens e não se esqueça de perguntar a sua opinião. E sem falar que cerca de 64% dos consumidores levam em conta as redes sociais para suas decisões de compra e 61% deles buscam por promoções.

4.Segmentar seus dados

Sua base de dados é um recurso essencial ao desenvolvimento de sua atividade.

Segmente seus dados, reúna os perfis parecidos e personalize suas mensagens.

5.Falar de ser humano para ser humano

Seus futuros clientes adoram falar com pessoas reais. Por isso, dedique um tempo para personalizar suas mensagens e entrar em contato com seus clientes não como uma marca, mas como uma pessoa. Isso faz com que eles se sintam especiais e têm a sensação de que do outro lado existe uma pessoa que se preocupa. Isso é fundamental para criar uma relação sólida e duradoura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *