pessoas conversando marketing boca a boca

Marketing Boca a Boca

Se você pensar bem, o marketing boca a boca já existe há muito tempo e é um dos meios mais eficazes de atrair novos clientes. Você se lembra da última vez que comprou um produto e ficou com vontade de contar para todos os seus amigos? Ou deixou seu comentário em um site? Então, é nisso que consiste essa estratégia de marketing.

O que é mais surpreendente é que essa estratégia influencia de 59 a 91% das decisões de compra. E é exatamente por isso que é tão importante, mas aí vem uma dúvida: como fazer isso da forma correta?

Tenha em mente que quando você oferece bons produtos ou serviços, quase que naturalmente seus clientes irão falar bem de você. É como se tudo o que você oferecesse viralizasse, despertando o interesse de mais e mais pessoas.

Veja aqui o que é, por que é tão importante, como funciona e muito mais.

O que é marketing boca a boca?

O marketing boca a boca nada mais é do que a divulgação de informações ou opiniões em relação a um produto, serviço ou empresa. Na maioria das vezes, é algo natural, mas também pode ser estimulado, como no caso de ações de compartilhamento.

Mas ao mesmo tempo que é positivo (recomendação), pode ser também negativo. E tem um impacto direto na decisão de compra.

E hoje, com o avanço das redes sociais, aparece em forma de publicações ou comentários, que podemos até chamar de marketing viral.

Por que é tão importante?

O princípio básico está na recomendação: seus clientes irão recomendar você a outras pessoas, nos mais diferentes canais. E consequentemente, essas pessoas irão compartilhar com outras.

Muitos estudos mostram que é muito mais fácil transformar um prospect recomendado em cliente através do boca a boca. E sem falar que tem um poder quase que contagiante, que possibilita atingir um público muito mais distante.

A divulgação da informação por meio do marketing boca a boca é muito rápida, principalmente em razão dos meios de comunicação instantâneos.

Por isso que é importante você criar uma boa relação com seus clientes e passar uma mensagem interessante e pertinente.

Como funciona o marketing boca a boca?

Basicamente o seu trabalho será de criar uma relação, se conectar com os consumidores. De repente você pode ter milhões de seguidores nas redes sociais, mas você deve criar uma conexão real com eles.

Se a sua audiência não se interessa pelo que você oferece, ela não vai te ajudar a crescer, muito pelo contrário.

E mais seus clientes são apaixonados por seus produtos ou serviços, mas eles irão compartilhar. A divulgação da informação boca a boca tem o poder de influenciar os outros, sendo uma maneira de alcançar mais e mais pessoas.

Veja abaixo como você pode melhorar seu marketing boca a boca:

1.Tornar-se interessante

Quando você oferece algo interessante e inovador, as pessoas sentem vontade de compartilhar quando acham que vale a pena.

2.Compartilhar valor

É bem provável que você não se lembre da última vez que compartilhou suas impressões sobre um restaurante ruim, mas com certeza se lembra de um restaurante onde o atendimento foi ótimo e a comida maravilhosa.

Por isso que você deve passar informações que façam com que as pessoas sintam vontade de compartilhar com outras. As experiências positivas dos usuários ajudam a melhorar a sua reputação e o potencial do boca a boca na sua estratégia de marketing.

3.Crie emoção

Ninguém vai compartilhar algo que não provocou uma emoção forte. E criar a emoção anda de mãos dadas com criar valor.

Somente as experiências excepcionais ou aquelas que são terríveis que são compartilhadas.

Como fazer

Regra Número 1

Ninguém vai falar de uma empresa que não é interessante nem confiável, ou de produtos que não funcionam ou até mesmo de propagandas enganosas.

Então, se você quer que falem de você, é importante mostrar algo original. Uma dica aqui é você se fazer a seguinte pergunta: Eu gostaria de falar desta empresa ou deste produto para um amigo?

Dê às pessoas uma razão para falarem de você.

Regra Número 2

Para que o marketing boca a boca funcione, você deve encontrar uma mensagem simples e facilitar sua divulgação.

Por exemplo, essa mensagem deve ser algo fácil de memorizar, caso contrário, vai ser esquecida.

E depois que você encontrou uma boa ideia para propagar o boca a boca, é a hora de procurar saber como fazer com que essa mensagem chegue ao maior número de pessoas. Pode ser um anúncio em um site ou nas redes sociais.

Quais os melhores canais para explorar o marketing boca a boca?

Nada melhor que a Internet para fazer explorar o marketing boca a boca, principalmente através das redes sociais, no e-mail marketing e nos comentários.

Redes Sociais:

As redes sociais permitem criar uma comunidade em torno da sua marca, de seu produto ou serviço, mas também se comunicar com essa comunidade.

E quando os usuários estão satisfeitos, a tendência é compartilhar isso com o maior número de pessoas.

E-mail marketing:

É possível sim fazer o marketing boca a boca através do e-mail.

Por exemplo, um e-mail bem redigido, com imagens e vídeos interessantes e levando uma mensagem forte, tem grandes chances de ser compartilhado. Se a sua audiência gosta, ela encaminhará o seu e-mail aos seus contatos.

Os comentários dos clientes:

Na verdade, são as opiniões e comentários dos clientes que representam o melhor caminho para estimular o boca a boca.

Por exemplo, se alguém se interessa por um produto que você está oferecendo, é bem provável que ele queira saber o que outros clientes estão falando do seu produto.

O único problema aqui é que às vezes existem comentários falsos. E justamente para evitar isso, existem alguns programas para detectar informações que não são verdadeiras.

Conclusão

Antes do avanço das redes sociais, o marketing boca a boca já tinha um poder para o crescimento de uma empresa ou de uma marca, sendo fundamental para aumentar sua visibilidade, reputação e atrair novos clientes.

Se bem aplicado, é um meio poderoso de divulgar a sua mensagem. Com os consumidores se comunicando mais rapidamente e facilmente, você deve incluir o boca a boca na sua estratégia de marketing.

Lembrando que você deve focar na relação com seu cliente e melhorar o nível de satisfação, que com certeza, os resultados serão muito positivos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *