geomarketing o que e

GeoMarketing: O Que É?

Se você nunca ouviu falar, o geomarketing consiste em analisar a localização do cliente para assim otimizar campanhas de marketing, ajudando a segmentar ainda mais a audiência.

Você sabia que por meio do IP do seu computador ou GPS do seu celular, as empresas têm acesso não apenas à sua localização, mas também aos seus interesses, ou seja, seu perfil enquanto comprador?

É claro que muitas empresas usaram muito essa estratégia de marketing no passado para fazer uma análise se aquele local é viável ou não, mas com o avanço das tecnologias, esse conceito vai muito mais além, principalmente por conta da Internet.

Veja agora como funciona essa nova estratégia de marketing, porque é importante e muito mais!

O que é geomarketing?

Basicamente, o geomarketing é uma estratégia que parte da localização do público para então definir as ações.

Você quando acessou algum site, recebeu uma solicitação para permitir a sua localização? E ao ativar, várias empresas conseguem identificar onde você está naquele momento. Por exemplo, se você faz pesquisas sobre pizzarias em uma determinada região, vai aparecer várias pizzarias próximas a você.

É nisso que se baseia essa estratégia! Ela integra ao mesmo tempo a localização, característica da geografia (daí o termo “geo”), e os objetivos e necessidades de marketing.

E para isso, ele coleta e analisa diferentes dados: demográficos, sociológicos, econômicos, etc.

Qual é a importância do geomarketing?

Vamos supor que você tenha um negócio e quer divulgar seus produtos ou serviços. Não seria ótimo saber quais os locais que sua audiência está e quais são seus interesses?

A partir do momento que você tem acesso a dados mais precisos do seu público, com certeza vai poder criar campanhas mais segmentadas, criar conteúdos mais relevantes, promover e divulgar a sua marca conforme a localização. Tudo isso vai ajudar você a se destacar ainda mais de sua concorrência.

É indispensável saber onde se encontram os clientes, como atrai-los e por fim, fidelizar.

Por exemplo, é possível enviar uma mensagem instantânea na hora em que o cliente passa perto de uma loja. E é claro que quanto mais a comunicação for direcionada e segmentada, aumenta bastante as taxas de conversão. Isso porque você vai atingir pessoas certas, no momento e local certos.

Quais os benefícios do geomarketing para um negócio?

Agora que você já entendeu o conceito do mapeamento da localização, conheça os benefícios para um negócio:

  • Saber onde o público alvo se concentra, ou seja, sua localização;
  • Possibilidade de encontrar novas oportunidades de negócio;
  • Análise geográfica do negócio;
  • Localização segmentada;
  • Campanhas mais otimizadas;
  • Maior interação com os clientes;
  • Ajuda na tomada de decisão em relação ao planejamento estratégico da empresa;
  • Aumento no ROI.

Lembrando que o geomarketing também pode ser aplicado no mundo offline, pois ajuda a identificar pontos de vendas mais promissores, otimizar a distribuição de produtos, detectar onde está a concorrência, entre outras vantagens.

Como aplicar o geomarketing

Existem várias estratégias que compõem o geomarketing. Confira algumas:

1.Geotagging

É uma estratégia que permite a localização de consumidores através de marcações feitas no Facebook e Instagram.

Mas para que funcione, é essencial que a empresa atualize sempre seus dados, como número de telefone, endereço, horário de atendimento, serviços, etc.

Já imaginou você clicar para saber a localização exata ou o telefone de um restaurante, por exemplo, os dados estarem todos errados? As chances são que você procure pela concorrência.

2.Geotargeting

Seja através do IP do computador, GPS do celular, as redes sociais também têm acesso onde estamos naquele exato momento. E as suas publicações serão direcionadas para essa audiência específica.

Já o geotargeting se refere a segmentação do público tomando como base a sua localização. E hoje, a maior parte de plataformas de mídia paga, como o Facebook Ads e Facebook Ads, usam essa ferramenta para segmentação.

É uma forma de pessoas que não conheciam o seu negócio, saber que a sua marca ou empresa existe.

3.Check-ins

O que é isso? Você já deve ter visto plataformas onde os clientes deixam seus comentários, o que facilita uma maior interação e o fortalecimento da marca.

Para isso, vale a pena investir em descontos ou promoções para usuários que comentem suas publicações.

4.Geofencing

Mais uma estratégia de geomarketing, o geofencing possibilita que você tenha acesso ao cliente em tempo real. E assim, você pode enviar ofertas exclusivas para aquele determinado cliente. e provavelmente é uma das mais importantes.

Só lembrando que a pessoa precisa ter ativado o uso de sua localização.

5.Site personalizado

É uma estratégia que dá ótimos resultados, onde você oferece algo caso o usuário autorize a sua localização.

Você só precisa instalar um sistema de geolocalização no seu site, e é uma ferramenta que serve para divulgar ofertas exclusivas para uma região específica e até mesmo conteúdos mais direcionados.

6.Geofiltros

No início, o usuário podia criar um filtro para a sua cidade, escola, faculdade ou qualquer outro lugar.

Mas hoje as empresas também podem usar os geofiltros, que basicamente são filtros geográficos personalizados desenvolvidos pelo Snapchat.

A maior vantagem é que usuários podem ser alcançados em uma localização específica por meio de um conteúdo bastante atrativo.

7.SEO local

Você pode combinar o SEO local com geomarketing e obter resultados ainda melhores.

Então, ao otimizar seus conteúdos tomando como base a localização dos usuários, sempre que ele digitar uma palavra-chave e se estiver associada à sua empresa, o seu negócio vai alcançar as primeiras posições nos motores de busca.

Conclusão

O geomarketing é uma estratégia que permite segmentar campanhas e anúncios com base nos dados geográficos dos consumidores, ou seja, você pode focar em pessoas certas, no momento certo e no local certo.

Além disso, é também possível saber como o cliente se comporta, e assim, a sua estratégia de marketing é mais assertiva, pois os conteúdos criados são baseados nesses comportamentos.

E por tudo isso que essa estratégia de marketing é tão poderosa, principalmente por milhões e milhões de pessoas ativando sua localização por meio de apps nos smartphones.

Se você ainda não aplica no seu negócio, vale a pena começar, independente do seu segmento ou tamanho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *